quarta-feira, 22 de julho de 2009

um artista marginal


Ando numa fase artista-marginal. Me alegro quando vou caminhando e vejo os muros e paredoes com pinturas com o linguajar da rua. O conceito do grafiti chegou com força total e está ganhando cada vez mais espaço. Pessoas que antes torciam o nariz para a arte que se vende ao ar livre hoje já se impressionam com os rabiscos coloridos que dao vida a alguns pontos do Rio, como o paredao do Jockey, por exemplo.

Mil vezes arte de rua nas ruas do que pixadores que escalam prédios em busca de um lugar mais alto para registrar ali seu nome, apelido, facçao, seja qual for a marca idiota que queiram deixar pela cidade e que nao transmitem mensagem alguma, apenas emporcalham fachadas de belos edifícios.

Sou uma fa incondicional do Banksy, um artista inglês que surgiu em Bristol e hoje espalha seus stêncils por todo mundo, mas a onda dele é diferente. As intervençoes deixadas por Banksy sao extremamentes estudadas e irônicas. Sua identidade nao é reconhecida, seu rosto nunca foi fotografado, e hoje já existe um mito em torno do artista.

O cara planeja "decorar" nao só muros, mas também invade museus como se fosse um visitante normal e pimba!, pendura, no lugar de um quadro bucólico de Van Gogh, um outro quadro que faz paródia com o que estava ali pendurado... e, enquanto a segurança do local nao percebe, ali fica a brincadeira, e o mais engraçado sao os reais visitantes do museu que ficam parados em frente a uma obra que "parece mas nao é" e ficam ali admirando, nao entendendo muito bem...

Há alguns anos Banksy já fazia este tipo de trabalho, mas cada vez está mais ousado e famoso e, suas pinturas, que antes nao tinham valor de mercado, hoje somam cifras absurdas, em torno de 200 mil libras! Claro que existem aquelas pessoas que o consideram vândalo, mas para mim, ele é um artista, com uma sensibilidade que poucos têm hoje em dia. Adoraria postar milhares e milhares de desenhos que adoro, mas fica por conta de cada um de vocês caso interesse conhecer a obra do garoto, ou homem, nao se sabe quantos anos a criatura tem! Mas que continue assim, com esse mistério, com esse quê de subversao, porque fica mais interessante!

Obs: agradeço a minha amiga Zaria por ter me apresentado a esse tao genial artista. Uma pena que ela nao saiba ler português!

Sem comentários: