quarta-feira, 8 de julho de 2009

Barcelona - um roteiro


Esse roteiro é para quem tem apenas três dias de turismo em uma das mais vibrantes cidades do mundo. Minha Barcelona querida, minha segunda casa. Ao fazer esse roteiro eu apertei algunas coisas para dar tempo de visitar tudo que eu considero mais importante na cidade. Claro que o ideal é ter quase uma semana, ou melhor, um ano, para conhecer cada detalhe, cada catalao, cada costume desse lugar que me proporcionou alegrias diversas. Mas seguem abaixo dicas de o que vistar depois de determinado lugar, seguindo uma lógica espacial. Bon profit!

1º DIA – CENTRO CIDADE ANTIGA

Sugiro começar o tour em Barcelona pelo coraçao da cidade e sua parte antiga. A Plaza Catalunya é a praça central de Barcelona, onde tudo acontece, e ponto de partida e referência para qualquer passeio. Lá tem um Corte Inglés gigante. É uma mega loja de departamento espanhola tipo uma Mesbla. Tem de tudo! Supermercado com gulodices ótimas, milhares de andares para roupas de homem, mulher, criança, andar de informática, cd, dvd, além de farmácia. É também uma multimarca de roupas... eu nao curtia muito essa parte nao, mas às vezes quebrava um galho, mas acho que todo turista tem que dar uma espiadinha. Nesta praça tem uma Fnac maravillosa - eu amava ir lá cheirar os livros, conferir os lançamentos e ver as novas tecnologias, videogames... No térreo da Fnac tem uma loja de cosméticos ótima, a Sephora. Tem perfumes, escovas, cremes, rímel, batom, tesourinhas, alicate, enfim, tudo do mundo da beleza…

Se descer a Plaza Catalunya em direçao ao mar você vai chegar às Ramblas. É nela que ficam os famosos artistas de rua. Barcelona é inclinada. Se estiver perdido, seus pontos de referência sao sempre as ruas, que têm uma leve inclinaçao. Parte baixa é o mar, e se a rua estiver subindo, montanha! Outros pontos de referência que dao para ver da maioria dos pontos da cidade sao a igreja Sagrada Familia, de Antonio Gaudí, e as torres Mafre, que ficam na beira da praia, além da Torre Agbar, famoso Pepinao, que à noite fica acesso e fica bacana…. Mas nao vale uma visita de perto nao… o bairro onde ele fica nao tem nada para oferecer, é feio, longinho, e a torre em si é só um prédio comercial.. mas à noite procure para dar uma olhada de longe…

Voltando às Ramblas, cuidado com a bolsa pois tem muitos oportunistas de plantao que aproveitam que você está tirando fotos e atacam sua bolsa sem você notar. Desça a Rambla e chegue na altura da rua Portaferrissa, do seu lado esquerdo. No lado direito você vai ver a Boqueria, um mercado que vende peixes, frutas e verduras. Vale a pena entrar para ver como é a vida do compra e venda da cidade, apesar de tudo ser um pouco caro pois é bem no meio da cidade e um ponto já turístico. Depois de um suco na Boqueria entre na Portaferissa ou qualquer outra paralela à ela, caminhe por entre as ruazinhas e você vai dar na Catedral da cidade. Vale a pena entrar. De lá siga para a Plaza del Ayuntamento (prefeitura), fica atrás da igreja. Perca-se com a maior tranquilidade por este bairro gótico. Depois de visitar lojinhas, andar olhando para cima para apreciar as casas e vitrais, pegue a rua Laietana no sentido subida e vá ao Palau de la Musica, é uma arquitetura lindíssima. Você estará subindo de volta, mas vale a pena. Depois, vá descendo a mesma Laietana (ou qualquer outra paralela à esquerda da Laietana) em direçao ao mar e entre para o bairro do Born pela calle Princesa, uma perpendicular a rua Laietana. Neste bairro tem o Museu Picasso na calle Montcada. Todo mundo sabe onde é! Nessa rua tem a Xampanyet, um bar de cavas, deliciosas, artesanais, uma garrafa custava 8 euros, e tem também embutidos saborosos. Siga a rua do museu até o final e você e vai dar em uma “ramblinha” do bairro, onde tem a igreja Santa Maria del Mar, lindíssima! Eu já morei ao lado dessa igreja, num terraço incrível, é tipo um baixo Gávea. À noite todo mundo desce para tomar cerveja na rua! A esta altura do campeonato você já deve estar com fome. Sugiro alguns dos muitos restaurantes que existem pelo Born. Eu amava comer na La Paradeta, de frutos do mar, fica escondido, numa rua atrás do antigo mercado municipal, ao final da “rambla” do Born, lado oposto à igreja, em uma rua sem nada, de paralelepípedo. Do Born siga para o Parc de la Ciutadella, fica atrás, na rua Passeig de Picasso. É gratuito, enorme, com um lago que no verao tem até barquinhos para andar, uma delícia. Eu sempre ia aos domingos, esticava a canga e ficava lá ouvindo musica, lendo um livro. Na saída lateral do parque você verá o Arc du Triumph. É enorme e lindo, tem um passeio para você dar uma andada e ver os prédios e árvores. Eu morava ali perto, na Calle Nápoles.

Depois do parque, siga andando pela rua Passeig de Colom. Você vai passar pelo porto, é um passeio longo, mas o intuito do turista é conhecer mesmo, nao? Bom, depois dessa andada você vai chegar no final da Rambla, aquela lá do início, que começa na Plaza Catalunya. Você vai ver uma estatua de Colón (nosso Colombo). Você estará no píer e lá tem um shopping pequeno. Depois dessa maratona, suba a Rambla e entre à directa na Plaza Real. É uma praça que é um quadradao com uma fonte ao meio e com vários restaurantes. À noite esse lugar fervilha, com opçoes de restaurantes e boates. Eu frequentava muito a Karma e o Sidecar, além de Les Enfants e Moog, outros dois clubs que ficam por ali perto. À noite, na Rambla, promotores distribuem flyers que dao desconto na entrada dessas boates.

2ª DIA – SAGRADA FAMÍLIA, CASA BATLÓ, LA PEDRERA, PARC GUELL

Comece o dia pela Sagrada Familia. Dê a volta em toda a igreja, é linda, magnífica, imponente, grandiosa. Dentro é um grande canteiro de obras, custa caro, uns 16 euros para entrar e, chegando lá dentro, está tudo em obras ainda, porque sabe-se lá Deus quando vai rolar dinheiro para terminar essa obra divina de Gaudi, mas se entrar tem que pegar o elevador para subir até a torre e lá de cima ver a cidade toda, até o mar! É lindo. Depois da Sagrada Familia vá caminhando em direçao a rua Passeig de Gracia, todos sabem qual é. É a rua principal que tem as lojas bacanas: Louis Vitton, Prada, Chanel, Dior, Carolina Herrera e as lojas para nós mortais: Adidas, Puma, Diesel, Zara. As lojas que fazem o maior sucesso por lá porque sao baratinhas sao Bershka, Pull & Bear, Stradivarius, Oysho, Intimissimi. No Passeig de Gracia você encontra a Casa Batló e logo mais acima o La Pedrera, ambos também obras de Gaudí. As duas sao imperdíveis, divinas, lindas e belas. Depois disso, eu pegaria o metro e iria ao Parc Guell. É um parque gratuito. Salte na estaçao Vallcarca. Lá é que tem o lagarto do Gaudi e aqueles bancos lindos de mosaicos que aparecem em tudo que é filme que é rodado em Barcelona. Depois do parque pegue o metro ou desça andando até o bairro de Gracia. A estaçao de metro que te deixa no coraçao desse bairro é a Fontana. Ande muito entrando nas lojinhas e ateliers desse bairro que há anos atrás era fora da cidade, mas como Barcelona cresceu ele foi englobado, e é por lá que vivem os mais alternativos, artistas, e tem uns cafés e restaurantes deliciosos. A carrer Gran de Gracia é a principal.

3º DIA – PLAZA DE ESPAÑA, MONTJUIC, RAVAL

Quando for visitar a Plaza de España reserve o dia para fazer essa parte de Barcelona nas montanhas. Chegue de metro nesta praça e vá caminhando, subindo, em direçao ao Museu Nacional de Arte da Catalunya (MNAC), mas do lado direito, e suba de escada rolante e vá ao Caixa Forum, um espaço cultural que sempre tem exposiçoes ótimas. Suba depois as escadas e lá atrás do MNAC tem o estádio de futebol do Español aberto à visitaçao e, depois, siga andando e você encontrará a Fundaçao Joan Miró e eu recomendo uma visita ao Pueblo Español, uma reproduçao de uma mini-Espanha, com cada cidade e regiao representada. Depois desse passeio vale a pena andar no teleférico de Montjuic e ir até o Castelo. No verao eles colocam cadeiras de praia e um telao ao ar livre e exibem filmes, uma delicia! Lá de cima a vista da cidade é linda, além de ser um ângulo diferente da vista do Parq Guell. Depois dessa visita você pode descer de ônibus ou em um outro teleférico e sair na praia de Barceloneta. Recomendo. Chegando na praia dê uma volta por esse bairo que há alguns anos atrás era o bairro de pescadores da cidade. Siga caminhando pela orla e você verá milhares de restaurantes um ao lado do outro servindo paellas e frutos do mar divinos. Caminhe até uma escultura em forma de peixe, e você verá também as torres Mafre na beira da praia, passará por um cassino, enfim, a orla foi revitalizada e é bem movimentada. Ao final você ainda pode conferir o zoológico que fica perto da estaçao de metro Ciutadella Vila Olimpica. À noite você pode ir jantar no bairro do Raval. É um bairro de imigrantes. É sujo, feio, pobre, e tem muita gente estrangeira morando por lá, e as putas também batem ponto. Nesse bairro tem o Centro de Cultura Contemporanea de Barcelona, o CCCB, e sempre tem coisa bacana rolando por lá. Na frente dele ficam vários skatistas praticando. Mas a pesar disso, se você souber andar pelas ruas principais (Carrer de Sant Pau ou Calle de L`Hospital), nao tem problema algum, e vale a pena ir até a Rambla do Raval para ver o gato de Botero e aí aproveitar e jantar em algum dos restaurantes que ficam ali perto. Vende-se muito kebab por ali pois é um bairro muçulmano. Perto dessa rambla ficam alguns dos bares que eu adorava ir: Marsella, para tomar um absinto no bar onde o próprio Guadi ia, e Sifó, com ótima música também.

Creio que com esse roteiro você tem uma noçao bem boa de como é a vida em Barcelona, o que essa cidade fantástica tem para oferecer e consegue entender porque todo mundo que visita esse lugar fica apaixonado!

27 comentários:

Unknown disse...

Eu quero conheceeeeeeer!!!! Qual o melhor roteiro pra ir com bebê? rsrsrs
bjs

Renato Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato Lopes disse...

Oi, estou indo para lá e achei o segundo dia com bem menos coisas que no primeiro. Isso porque no primeiro dia pode ter uma boate e não acordar muito cedo? Ou por que os locais demoram mais a ser visitados?
Estou gostando muito do roteiro e devo adota-lo na minha ida a barcelona.

Carol disse...

Oi, Renato. Isso, o primeiro dia vc faz um reconhecimento de terreno da cidade, anda, aprecia e conhece a vibe do lugar. já no segundo vc visita e entra nas atrações, e isso toma muito do seu tempo. o trajeto até o parc guell, por exemplo, é mais demorado pq é no topo da cidade, tem que pegar metro, andar, passear, curtir o visual, entende? que bom que vc gostou. quando vai? e como conheceu o blog? bjs e boa viagem. qq dúvida, é só entrar em contato, conheço quase tudo por lá, minha cidade-paixão!

ceicafreitas disse...

Oi Carol, encontrar seu blog foi bom demais, esto indo para Barcelona em setembro e navego na net a procura de dicas e esse roteiro de 3 dias vai ser tudo de bom na minha viagem. Estou na dúvida do local para me hospedar, se voce puder me ajuda dando dicas de hoteis e localização legal para me hospedar.Adorei ler seu blog.
Um beijo. Ceiça

Carol disse...

Oi, Ceiça. Qual o seu budget? Nas Ramblas existem milhares de hotéis baratos e caros. Acho bom ficar por ali porque é perto da Plaza Catalunya, centro de tudo, ponto de partida para tudo e também perto de duas estaçoes de metro, linha vermelha e verde!

Anónimo disse...

Carol, adorei suas dicas e vou segui-las.
Chegarei em barcelona no dia 23/08 e ficarei no hotel barcelo raval, na rambla do raval(gato de botero).
Pretendo pegar o Aerobús (A1) - Aeroporto-Plaza de Catalunya, e andar a pé pelas ramblas até o hotel. Vc acha perigoso, eu e minha esposa andarmos pela calle de l´hospital com duas malas grandes e laptop na mochila?
Cadu

Carol disse...

esse hotel é ótimo, mas sinceramente para andar ali pelo raval tem que "estar ligado" sempre. não sei a sua idade, nao sei do seu "traquejo" com os pilantras de plantão, por isso, é bom ficar ligado. em barcelona não existe abordagem na rua para assaltos, ninguém anda armado, mas se olhar para o lado e deixar a mala ou a bolsa um pouquinho mais afastado, já era, literalmente! essa é uma dica: nunca, jamais deixe seus pertences soltos. tudo tem que estar com vc, sempre. mochila virado para trás é uma ótima oportunidade para ladrões de galinha abrirem e pegarem tudo sem vc sentir. carteira no bolso de trás da calça tb adoraram pegar sem vc nem perceber, principalmente dentro do metrô! fique atento. nada como no brasil, não existe violência gratuita por lá, e sim espertinhos querendo ganhar a vida fácil. o raval é um bairro decadente-pop, e tem muitos homens "à toa" e prostitutas nas ruas. eu usaria um táxi para chegar no hotel, e até mesmo para não chamar atenção.... no mais, é isso, fique ligado, aproveite a viagem, e faça tudo o que eu faria nesta barcelona linda e vibrante! adiós!

Lucas disse...

Carol, vou passar 3 dias em Barcelona no início de setembro e esse post é exatamente o que eu procurava. Preciso incluir um visita ao Camp Nou, mas seguirei o resto à risca.
Gostei tanto do post que e acabei gastando um bom tempo no seu blog. Obrigado por este post e parabéns pelos outros, você acaba de ganhar um leitor assíduo.

Beijos!

Anónimo disse...

Carol, muito obrigado pela sua atenção.
Eu e minha esposa temos 27 anos e somos do rio de janeiro, logo estamos acostumados comos perigos da cidade grande. Os cariocas sempre se acham mais malandros que a malandragem.rsrsrs
Nosso voo chega em Barça as 17h e iriamos direto para o hotel, logo não iriamos deixar as malas a perder de vista.
Se vc disse que não existe assalto a mão armada, então acho que iremos andando pelas ramblas mesmo, mas com um olho nas malas e outro nas pessoas em volta, como sempre fazemos nas ruas do nosso Rio.
Escolhemos esse hotel devido a sua bela arquitetura. Se barcelona é a capital da arquitetura, nosso hotel deveria ser belo tb.
Vc disse antes ter bons bares/restaurantes na rambla del raval, lembra o nome?
Abraço
Cadu

Anónimo disse...

que bom que vc gostou, lucas, fico feliz! ele está um pouco abandonadinho porque estou com mil outras coisas na cabeça, mas já já vou me inspirar novamente e atualizarei! sobre o camp nou, vale a pena ir em dia de jogo e conferir como os espanhóis são "frios" quando assistem um jogo.. eu gritava como louca para o ronaldinho e todos me olhavam com um certo desprezo... rs.. e eles apenas "aplaudiam" as belas jogadas... bem diferente! uma experiência antropológica.. rs... espero que vc tenha sorte, caso contrário, vá apenas para "pisar no gramado" é bem bacana!

Mônica disse...

Olá, seu blog é mil! Eu estou indo para Barcelona no dia 6 de janeiro com meu marido e minha filha de 5 anos. Ficaremos 5 dias e o nosso Hotel é o Condes de Barcelona. Alguma dica?

Fernanda disse...

Carol, td bem? No 1o dia do seu roteiro, vc está considerando a visita ao Palau de la Musica e ao Museu Picasso? Ou apenas "passar na frente"? Se não estiver considerando a visita, vale a pena? obrigada pelas dicas ;-)
Fernanda

Anónimo disse...

Fernanda, vale muito a pena conhecer o Palau por dentro, é incrível, mas tente nao apenas fazer uma visita, e sim assistir a um espetáculo de flamenco! Aí sim o programa ficará completo! Confira a programação. À noite o lugar tb fica lindo com a iluminação. O museu Picasso é imperdível também. Cuidado com as filas! Mas se você já foi no museu do artista em Paris, é muito melhor na França... o de barcelona é interessante, mas tem mais obras do início da carreira dele, mas claro que vale a pena. se eu nao me engano, domingo é de graça! e as filas costumam ser grandes! chegue cedo.
bjs e boa viagem! carol!

Fernanda disse...

Carol, vou me informar e ver de ir a um espetáculo de flamenco sim, bacana! Agora, vc acha que "cabe" essas visitas dentro do 1o dia? Com relação a filas, sabe se é possivel já comprar ingresso pela internet para evita-las? Obrigada mais uma vez! Fernanda

Samia Camelo disse...

Oi, viajei em dez2009 para BCN e tentei fazer seu roteiro,porem nao contei com o imprevisto de ser feriado nos dias 25 e 26. Mas esse ano, vou de novo. E dessa vez vai dar certo! Bj

Anónimo disse...

Oi Renata! Adorei seu blog, procurei suas dicas antes de viajar. Estive recentemente com minha esposa e filhos no verao. Foi ótimo, fiquei surpreso ao descobrir no hotel uma agência que faz tours e passeios em Barcelona em Português !!
www.barcelonadagema.com
Recomendo o passeio pelo Bairro gótico, a cidade tem muita história muito interessante…

Daniel & Tali disse...

Oi Carol, bacana seu roteiro.

Estamos indo pra Barcelona para uma noite e dois dias.

Na primeira noite onde vc aconselharia jnatarmos e ter uma otima impressao do lugar?

Outra coisa, as atracoes como museus, teatros e parques ficam abertos aos sabados e domingos?

Muito obrigado por usas informacoes, percebe-se que voce e apaixonada por Barcelona! :>

Carol disse...

olá, daniel. um bom restaurante? vá ao Les Quatre Gats. muitos outros tb bons estão listados aqui:
http://www.barcelona.com/barcelona_city_guide/where_to_eat_barcelona/top_10_best_restaurants_in_barcelona

Cuines Santa-Caterina, dentro do mercado santa catarina, perto do bairro do born tem comida honesta e boa.
boa dica é almoçar na boqueria ou então no meu favorito: la paradeta.
aproveitem! depois me conta o que achou ;)
boa viagem, carol.

Sonhagens!!! disse...

Oi Carol, achei seu roteiro já no desespero pq acabei programando a viagem bem em cima da hora.
Minha reserva está feita no hotel Best Western Premier Danta... seguindo a pontuação do Booking. Só que pelos seus comentarios o melhor seria proxima a Ramblas... Fui muito mal na minha escolha?
Obrigada!
Patrícia

Mila disse...

Muito massa o roteiro, vou tentar fazer com umas amigas a partir de amanhã! =)

Obrigada por compartilhar.

Penso, logo Divido disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Penso, logo Divido disse...

Olá Carol! Eu e meu marido iremos para Barcelona no início de setembro e ficaremos lá por três noites. Adorei seu roteiro e irei adotá-lo, mas queria tirar algumas dúvidas, se puder me ajudar...
1- O que acha daquele passeio de bike pela cidade com guia? Pensei em fazer esse passeio de três horas no 1ºdia pra me localizar na cidade. "Barcelona Ciclo Tour"
2- Reservei o Galley Hotel, próximo à Casa Milà, L'Eixample. Já ouviu algum comentário sobre este hotel? A localização é boa?
3- É seguro fazermos passeios à pé do hotel para La Rambla, por exemplo?
4- Que horas costuma anoitecer na Espanha no início de setembro? E o clima como é?
5- E como teremos só 3 noites, teremos só três jantares... Tem 3 dicas de restaurantes para não errarmos? Paella, Frutos do Mar...
6- Quero trazer alguns presentes para meu filho de 04 anos. Tem alguma sugestão de loja infantil em especial?
Um abraço,
Dani

Anónimo disse...

Oi Carol,
Adorei o roteiro! Estou indo com a minha irma agora em Julho!e vamos passar 6 dias em barcelona.. vc pode me dar mais algumas dicas para estes outros dias? e baladas? queremos sair por la tb!! hahaha depois seguimos para valencia(3dias)ibiza(4dias),
formentera(2dias)e madrid(3 dias).Se tiver dicas sobre estas outras cidades, vou adorar tb!! obrigada bjs, Manuela

Vitrine by Vivi Barros disse...

Carol estou indo dia 16/09. queria saber onde pego o teleferico que faz passeio no montjuic. E se o castelo vale a pena.
obrigada
viviane.barros@br.inter.net
bjos

Livia disse...

OLá Carol, tô indo pra Barcelona no final de setembro e vou ficar no hotel apto augusta, na LINCOLN, 32-34 ESQ, conhece?
Adorei seu roteiro

bjos!!

Anónimo disse...

oi, livia. olha, o seu hotel é meio longe do centro da cidade. se der para mudar, troque! o bacana de barcelona é fazer tudo a pé! onde vc está tem que pegar o trem, e não é muito legal para turista não.. são bairros mais residenciais, e vc vai perder muito tempo nos deslocamentos... prefira algo perto da plaza catalunya..