terça-feira, 21 de julho de 2009

Sergei Loznitsa

A terça-feira é dele! Lembrei de uma palestra que assisti com esse simpático realizador em Barcelona. Sergei Loznitsa nasceu em Belarus - antiga Uniao Soviética - tem fala mansa, ideias precisas, bem alinhavadas, e tudo em seu filme tem um propósito, quase nada é ocasional. Isso se deve ao fato do cara ser matemático de formaçao e, além de ser aparentemente uma pessoa fria, talvez pelo idioma que fala, russo, no fundo ele é bem seguro de si mesmo, pois ele sabe o que faz e utiliza técnicas de precisao.

Em conversa com um grupo de estudantes latino-americanos, ele revelou como cria seus vídeos, falou sobre a técnica para captar a atençao do telespectador, como por exemplo, o tempo das sequências que usa: 20` 10` 3` 9` 27` 50`, sendo que os 10 minutos iniciais devem ambientar o telespectdor, mostrar o espaço onde se passará a açao. Nos próximos 15 minutos algo muito interessante deve acontecer, e ainda deve-se adicionar som. Ruídos, músicas suaves... Depois do minuto 19 a base do filme já deve estar construída, e aí entao podemos desenvolvê-la. É importante alternarmos cenas de movimento com outras lentas... já no minuto 25 algo muito bom deve acontecer, e a duraçao de uma película ideal deve ser em torno de 88 minutos.

Assim, cheios de cálculos e regras, ele se contrapoe dizendo que as regras sao para serem quebradas e esquecidas... Segundo seus estudos, fica claro que certos códigos cinematográfico sao imprescindíveis para o bom andamento de um filme. Ele citou, por exemplo, que se observarmos vídeos alemaes, os nazistas sempre estao à esquerda da tela, como uma convençao, e o que ele gosta de fazer é montar um filme com imagens de arquivo e desconstruí-lo.

No You Tube quase nao encontro nada de sua autoria, talvez pelo fato da grafia dificultar um pouco a busca. E na página do autor, nao é possível visualizar nenhuma delas, apenas podemos conhecer os nomes de suas realizaçoes, mas deixo para todos vocês uma combinaçao bacana entre imagem e som. Blokada é um docu de imagens de arquivo da destruiçao de Leningrado durante a Segunda Guerra Mundial, e a trilha sonora pontua e ressalta momentos interessantes.



De alguns outros filmes dele que já vi, gosto muito de Portrait, Landscape, Factory e The Train Stop. Estes sao literalmente um retrato de uma sociedade que luta contra o "passar do tempo" dada as mudanças políticas, sociais e econômicas da época. Pessonas simples ganham grandiosidade na tela. Seus gestos e "nao-gestos" sao captados com minúcia por Loznitsa.

E agora uma brincadeira que meus amigos do mestrado fizeram com o próprio: One Minute Portrait, parodiando um de seus vídeos. É um "nao-parar" criativo de Elkin, Christian, Simon, Luis e Ivan!

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