sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Festival de boas

Começou o Festival do Rio, que felicidade! E a cidade fervilha com exibiçoes infinitas de filmes que jamais chegariam por aqui, e mostras e temas que nao chamam a atençao do grande público têm seu espaço garantido durante quinze dias de evento, e isso é um prato cheio para querm gosta do escurinho do cinema.

Tive o prazer de ver Aconteceu em Woodstock, de Ang Lee, que consegue exatamente nos remeter ao clima da época, de paz e amor total, com uma pitada de alucinógenos. A trilha sonora nao é bem o foco, aliás, o palco nem é mostrado, os cantores nem aparecem, apenas sao citados em diálogos, e mesmo assim o filme é excelente.

Também assisti ao majestoso docu de Agnès Vardá, inédito no Brasil, Les Plages d`Agnès. Amei, saí da sala de cine completamente inebriada de ver como essa senhora consegue fazer maravilhas, ter ideias mirabolantes e fazer a coisa funcionar, a história se alinhava mesmo fazendo milhares de parênteses dentro do filme. Ela fala da relaçao dela com a fotografia, com o marido que amava e ama eternamente até hoje, Jacques Demy, a falta que ele faz, das aventuras e desventuras de amigos próximos, de arte, de cinema, enfim, a mulher é uma metralhadora de imagens de arquivo e ainda produz muitas outras atuais, aliás, belíssimas feitas nas praias francesas, que se encaixam pefeitamente no que a imaginaçao dela quiser, e fica bom!

Este documentário me pareceu um pouco de resumao de toda a carreira profissional dela, me pareceu um adeus, mas nao, queremos sempre mais dela, que completou 80 anos durante as filmagens. Vaya, também quero chegar a esta idade ainda cheia de gás, e de ideias cabíveis! Deixo um retrato da vovozona cineasta!

Ah, e outros que nada tem a ver com o festival mas os vi recentemente em dvd e que valem algumas horas do tempo de qualquer pessoa mais sensível é o P.S I Love You - mexeu bastante comigo, e ainda o Foi Apenas um Sonho. Que venham mais coisas bacan por aí!

1 comentário:

Alessandra Peruzzo disse...

Amiga!
Eu amo Agnès Vardá! Ela é ótima! Você lembra que a gente teve uma aula só dela?

Já o P.S I love you não mexeu muito comigo não... Não sei...não gostei... Achei meio ridículo...

O outro, vou anotar pra ver depois!!!

Sorte sua que tem festival por aí!!!! Ai, que delícia!!! Em novembro, rola o festival daqui!!!
U-hu!!!
Beijoooooo