terça-feira, 22 de setembro de 2009

Dia mundial sem carro


Hoje é comemorado o Dia Mundial sem carro, um movimento que começou em algumas cidades da Europa na década de 90 e desde então vem se espalhando pelo mundo. A cada edição mais países participam nos cinco continentes.

Hoje é o dia de pararmos para pensar se não vale a pena dar aquela andada até a padaria ao invés de tirar o carro da garagem e emitir alguns CO2 a menos, ou ainda dar aquela carona solidária para pessoas que vão para o mesmo lugar, e até mesmo pensar em comprar uma bicicleta, skate ou patins para nos locomovermos de um ponto a outro da cidade relativamente pertos e viáveis: as ciclovias estão aí para isso!

Eu sou a maior entusiasta desse movimento: carro só em momentos extremos (longas distâncias, à noite, viagens, e para quando necessitamos de um mínimo de conforto, claro); patins nos finais de semana quando o fluxo é menos intenso, para ir de um bairro ao outro, e ainda exercitar-se; bicicleta para ir ao supermercado, padaria, visitas próximas, consultas, cursos e afins; e skate para tirar onda no calçadão em dia de domingo... morro de inveja dos bonitões que conseguem realizar trajetos para o trabalho sob as quatro rodinhas... ainda não me sinto segura o suficiente para arriscar-me muito entre os carros. Fica aqui o pedido de um pouquinho mais de consciência para minimizarmos efeitos devastadores ao meio ambiente!

Sem comentários: