quarta-feira, 2 de setembro de 2009

é uma mania, ué!

Tenho uma mania: vou andando na rua observando as pessoas caminhando, passeando de carro, correndo com o cachorro, indo apressadas para algum lugar, e fico imaginando como elas são. Quantos anos têm, o que fazem da vida, se são casadas, quanto ganham, do que gostam de fazer, se são felizes, se são preguiçosas, se ficam bêbadas... Acho que tenho essa mania porque sou curiosa demais, quero saber como as pessoas vivem e, naturalmente, comparo tudo com a minha própria vida. Às vezes é saudável, às vezes é frustrante, mas no fundo eu sei que se fico parada contemplando a vida, acabo não fazendo nada, e me torno uma própria observadora. O jeito é agir, e provavelmente existem pessoas com essa mesma mania que a minha, que me observam, que querem saber detalhes sobre a minha vida, mas como não sabem, desconfiam, criam, inventam uma história, fazem deduções. O porteiro do meu prédio é um exemplo disso, mas como ele não tem papas na língua, vai direto ao ponto, devagarzinho, mas vai.

- Dona Carol, a senhora tá de férias, é? (Não, tô fazendo um trabalho freelancer em casa mesmo, e por isso meus horários são irregulares, por isso eu saio e volto de casa a qualquer hora)

- Dona Carol, a senhora hoje correu na praia? - visto que cheguei com os pés sujos de areia e exausta. (Não, não foi nada disso. Fui pra minha aula de vôlei)

- Dona Carol é surfista, é? (Não, só tiro onda, fico míseros 3 segundos de pé em cima da prancha!)

-Dona Carol viajou pra fora do país? (Nao, nao, fui ali pra Sao Paulo mesmo... foi bastante tempo, mas infelizmente nao foi de aviao, e foi nacional mesmo...)

- Dona Carol isso, Dona Carol aquilo... natural, é a curiosidade aflorada de alguém que só sabe o meu nome e onde moro, não sabe nenhum detalhe íntimo da minha vida, só apenas desconfia... e é delicioso criar histórias... mas que não se perca muito tempo com isso pois temos que ser fazedores de nossas próprias histórias reais! Mãos à obra.

Sem comentários: