segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Bill Lundberg in Rio

A cada dia mais apaixonada pelas artes visuais e pelo You Tube, sexta-feira assisti uma palestra com o artista Bill Lundberg, no Parque Lage, Rio (claro!), e voltei pra casa com a cabeça pipocando de ideias, ou melhor, pensando, droga, o cara pensou nisso primeiro que eu foi lá e fez... essa é a nossa diferença! rs.. inveja... mas da boa.. será que um dia eu chego lá? bom, se eu seguir a minha máxima, "de que só realizando a gente sabe se sabe fazer"... acho que dá pé.

Bom, esse tal de Bill é pioneiro da arte da video instalaçao desde a década de 70 e gostei bastante das obras do moço. Para nao perder o costume, deixo um de seus vídeos que mais me encanta. Vale muito a pena conferir os que estao intitulados The Game e o Passage, bem interessantes. A semelhança desses três trabalhos é que o artista define um ambiente, coloca a camera parada (por coincidência ou nao sempre no alto) e registra o que se passa seja em uma piscina, uma escadaria ou uma mesa de pingue-pongue. Ele consegue transpor essas situaçoes comuns à sala de centros culturais. A estranheza e a curiosidade do público ao deparar com essas imagens é o mais bacana.

Sem comentários: