quarta-feira, 17 de março de 2010

cine stesia

hoje é um dia de realizaçao! ver o projeto que você sempre sonhou sair da sua cabeça e ganhar o mundo é uma sensaçao incrível, quase como parir... bom, no sentido literal da palavra é realmente dar à luz a alguma coisa... enfim, hoje tem sessao de cineminha misturada com as cinco sensaçoes do corpo humano. hoje é dia de comer, beber, ouvir, cheirar, ver e tocar.. ui, fiquei toda arrepiada!
agradeço ao joao faissal que fez esse lindo flyer, cheio de xero! e abaixo deixo o release sobre o evento... quem diria que um dia eu iria escrever um release para mim mesmo.. rs...


O projeto Cine Stesia pretende entreter o público de uma maneira lúdica, com a exibiçao e a “sensaçao” de trechos de filmes consagrados, estimulando os cinco sentidos do corpo humano – visao, audiçao, olfato, tato e paladar.

Inspirado no filme Polyester, de John Walters, que na década de 80 inovou e apresentou ao público uma nova forma de ver e sentir o cinema com o Odorama, o projeto Cine Stesia vai além.

A palavra sinestesia significa uma figura de linguagem que consiste em aproximar, na mesma expressão, sensações percebidas por diferentes órgãos, ou seja, relaciona diferentes planos sensoriais. Baseado neste conceito, o Cine Stesia mistura cinema com as cinco sensaçoes de nosso corpo humano.

O conceito do Odorama funcionava da seguinte forma: no início da sessao de cinema era distribuída uma cartela a cada espectador e, com o transcorrer do filme, de acordo com determinadas cenas, surgia um número no canto da tela e o espectador raspava o número correspondente e “inalava” o cheiro da cena, dando mais realismo ao que estava sendo visto e possibilitando que a pessoa “entrasse” no clima do filme.

Com Cine Stesia, a ideia é trabalhar neste mesmo contexto, mas sem a cartela, e sim com uma bandeja sobre a mesa. No início da sessao cada participante recebe a sua com potes numerados e, no decorrer do vídeo, o número correspondente a cada pote aparecerá na tela, e o espectador irá experimentar a sensaçao proposta pela cena.

Quando um personagem come um bolo de chocolate, por exemplo, o mesmo pode ser feito pelo participante. Quando em uma cena há um jardim de flores, aromas de rosas poderao ser sentidos, e assim cada sessao trabalhará estimulando e dando realismo aos sentidos.

Sem comentários: