quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Bom pros olhos


Preciso compartilhar o que assisti recentemente no Festival do Rio e vale a pena ser visto. 500 days of Summer, de Marc Web, é leve, é livre, é solto, e bonitinho, mais uma comédia romântica, mas cheia de bossa, e inteligente, vale o ingresso. Me identifiquei do início ao fim, mas com o homem do filme!

Human Zoo, nossa, esse merece um post só pra falar dele. O filme impressiona. A mulher, diretora e atriz principal, Rie Rasmussen, é um arraso: linda, magra, modelo, alta, olhos azuis, inteligente, com senso de humor, dirige e atua no filmaço. A história é bem complexa, e ainda mais que assisti sem legendas, mas fala da guerra em Kosovo, e a atriz principal, ela, acaba como imigrante ilegal na França. A história é totalmente nao-linear, com inspiraçao em Tarantino e cenas fortes, pesadas, que chegam a ser irônicas... O filme nao luta por nenhuma bandeira em prol de sérvios ou "kosovenses", apenas deixa claro que a raça humana, esta sim, é suscetível às mais variadas situaçoes, adaptando-se a todas elas.

Um documentário interessante que vi foi Only when i dance, de Beadie Finzi, gringo, mas gravado no Brasil, e sobre dois adolescentes pobres que vivem nas favelas cariocas mas que lutam por um sonho, o de se tornarem bailarinos profissionais e serem reconhecidos no exterior. Às vezes torna-se cansativo, explora muitos detalhes que podiam ser limados, mas a produçao acompanhou durante três anos o desenvolvimento dos personagens e foi e voltou aos Estados Unidos para acompanhar todas as etapas das provas. Para quem gosta de docus, taí uma dica.

Sem comentários: