segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Estrelas espanholas


A nova ediçao do Guia Michelin para Portugal e Espanha foi lançada essa semana e causou tititi no meio gastro. A bíblia gourmet mundial continua implacável, e nao concedeu mais de uma estrela a nenhum novo chef espanhol. O Sergi Arola Gastro, em Madrid, é o único novo restaurante que conseguiu duas estrelas. A associaçao de chefs por aquí está em polvorosa, pois crê que a cozinha de vanguarda espanhola merecia mais destaque no livrinho de cabeceira referência dos comedores bons de garfo, ou melhor, apreciadores da boa cozinha.

Com o background de premiaçoes passadas, apenas seis restaurantes no país levam três estrelas (Arzak, Akelarre, Martín Berasategui, El Bulli, Can Fabes e Sant Pau), e outros nove possuem duas. 115 levam apenas uma. Dentre os novos con uma estrela destacam-se Boroa (Amorebieta), de Javier García, Manairó (Barcelona), de Jordi Cruz, Alboroque (Madrid), de Andrés Madrigal e Riff (Valencia), comandado pelo alemao Bernd Knoller. No total do guia os restaurante ibéricos somam 151 estrelas para a constelaçao, repartidas entre 130 estabelecimentos.

Por enquanto, nao posso tecer mais nenhum comentário a respeito porque ainda nao provei de nenhum deles… em breve, irei, mas a grana no momento está curta e, infelizmente, nao posso me dar a esse luxo que eu gosto tanto… nao que eu coma mal por aqui, pelo contrário, a cada dia me surpreendo com comidinhas diferentes e gostosas, mas assumo que frequento lugares baratinhos, ou melhor, com preços justos. Por aquí quase todos os locais servem menu do dia, ou seja, entrada, prato principal, sobremesa e bebida incluídos em preços que variam de 8 a 12 euros. É bem verdade também que como muito mais em casa do que na rua. Os supermercados aqui sao baratos, e com uma variedade enorme. Acreditem, eu já sei cozinhar um monte de coisas que antes nao tinha a menor idéia… meus amigos morrem de rir com coisas banais que eu nao sabia fazer ou que me espanto em descobrir, como uma criança… mas isso, em parte, nao é só culpa minha. Acho que vem de berço, ou melhor, é uma coisa hereditária, pois mamy e vovis nao sao muito chegadas ao forno e fogao, entao, de quem eu ia aprender a ser uma cozinheira de mao cheia? Bom, mas o paladar sempre foi apurado. Comer bem eu sei, que o diga a balança do meu banheiro…

Sem comentários: