terça-feira, 25 de novembro de 2008

Encurtando distâncias

Desde o início de abril deste ano um trem chamado AVE faz o percurso Madrid-Barcelona, de 621km, em apenas 3h30. Hoje pude provar desta maravilha, que chegou para competir com os avioes que fazem a ponte aérea em 45 minutos, como se fosse o trecho Rio-Sao Paulo. Saí de Barcelona às 16h e cheguei na capital espanhola onde está morando a minha querida irma às 19h23.

Eu sou adepta do trem. Tive uma excelente experiência em julho do ano passado, quando fiz uma viagem de três meses por grande parte da Europa através de trilhos. Percorri Portugal, Itália, França, Suiça, Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, além de Inglaterra, Irlanda e Escócia, usando o Europass, um bilhete de trem que me dava direito a viajar indiscriminadamente por todos esses lugares, no dia e na hora que me conviesse. Era só checar o horário de partida, chegar 10 minutos antes, e subir no trem. Foram viagens super tranqüilas, sem atrasos (exceto na Itália, mas esse país é um caso à parte com relaçao a funcionamento público e horários), e o que mais me agradou é que as estacoes sao super centrais, bem localizadas e com boas conexoes com linhas de metro e onibus que te levam ao coracao da cidade em apenas alguns minutos.

É claro que as tarifas aéreas das empresas low cost sao tentadoras, mas muitas te deixam em aeroportos super longes, fora de mao, e você acaba gastando mais tempo e dinheiro para viajar, e na maioria das vezes nao compensa. Vale a pena sempre checar e comparar para ver a relacao qualidade-preço de uma viagem, caso contrário as férias podem virar pesadelo.

Aqui em Barcelona o aeroporto central se chama Prat, e os mais próximos, onde operam as cias Ryanair e genéricas, sao em Reus ou em Girona, cidadezinhas da Catalunya. De Barna para lá sao mais 1h30, ou seja, perde-se boa parte de um dia quando é preciso pegar um aviao. Pronto, meu discurso já está formado, que viva o trem! Mais barato, nao sofremos jet lag, nao existe check in, nao existe turbulencia, nao existe aeromoça antipática porque está com TPM, ninguém te perturba de cinco em cinco minutos pedindo licença para passar por cima de você para ir ao banheiro, nao te mandam apertar o cinto, nao extraviam a sua mala, enfim, sou a favor da locomotiva!

Por que no Brasil nao existe um sistema de transporte eficaz como na maioria dos país de “primeiro” mundo? Nao sei! Sim, sabemos, existe toda uma politicagem por detrás, e as indústrias automobilísticas agradecem, e fazem lobby… enfim, tudo ia ser muito diferente se em terra brasilis pudéssemos viajar tranqüilos e seguros em um vagao… iríamos ter menos acidentes de trânsito, menos poluiçao, nao haveria engarrafamentos monstruosos em feriados prolongados, e os motoristas passariam a ser passageiros e nao chegariam exaustos quando tivessem que percorrer largas distancias…

Sem comentários: