domingo, 23 de novembro de 2008

Alternativa


Acaba de acontecer por aqui a 15º ediçao do Festival de Cinema Independente de Barcelona, o l´Alternativa. Durou uma semana, eu me credenciei como impresa e pude assistir a quantos filmes quisesse. Foram uns 4 por dias, e amei. O lugar do evento foi no CCCB - Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona. No início eu só falava CCBB, com a idéia fixa do Centro Cultural do Rio, do Banco do Brasil, mas agora já é o contrário, me custa muito falar CCBB…

Bom, voltando ao assunto do festival, o grande lance deste ano foi uma homenagem a Glauber Rocha. Na programaçao foram exibidos filmes como Barravento, Deus e o Diabo na Terra do Sol, O Dragao na Terra do Sol, Terra em Transe, Cabeças Cortadas e A Idade da Terra. O cineasta é apresentado na Espanha como polêmico e provocador, e uma pessoa que foi capaz de dar uma nova concepçao ao cinema, rompendo com os modelos das indústrias norte-americanas e européias. Além da homenagem a Glauber, o festival apresentou 65 materiais audiovisuais em diferentes formatos e estilos de realizadores de diversas partes do mundo. As exibicoes foram divididas em sessoes oficiais de curta-metragens, animaçao, de documentários e largometragens, em cinco espaços da cidade, além do CCCB: Cines Maldà, Institut Français, FNAC, Casa América Catalunya e MACBA (Museu d`Art Contemporani de Barcelona).

Outros pontos fortes do festival foram a retrospectiva de trabalhos de Sonia Herman Dolz; do alemao Andres Veiel; além dos irmaos Taviani e apresentacoes de filmes mexicanos. Depois de 15 anos de existencia, o festival se converteu em um importante catalizador de propostas de cinema independente da Europa. O evento torna público aquele cinema que seria impossível de chegar aos circuitos habituais, que nos surpreende e demonstra que as posibilidades e formas de narraçao sao infinitas. Adoro!

O bacana desse evento é que um dos espaços de exibiçao é gratuito, e a galera fica jogada no chao, pois tem pufes e almofadas espalhadas por toda a sala, além de cadeiras confortáveis para os mais idosos… um bar também fica aberto, a disposiçao dos espectadores durante todo o filme. Cerveja a 3 euros… a dica é sair, comprar comes e bebes no supermercado do lado de fora e entrar com o seu farnel. Sim, é permitido.

Sem comentários: