quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Bicing


Hoje tive uma agradável surpresa ao abrir o Globo Online e ler uma manchete que me deixou supercontente: "Magrela em Alta". Mas a minha alegria durou pouco... Lendo a matéria, vi que a prefeitura do Rio acaba de instalar estaçoes de bicicletas para aluguel, baseada em modelos europeus, como aqui em Barcelona, mas minha decepçao foi aumentando a medida que ia terminando de ler a reportagem. Simplesmente nao posso acreditar que se lance um projeto dessa importância com apenas oito estacoes, e todas em Copacabana! Quase morro de rir! Se o grande lance desse transporte alternativo e nao poluente é justamente motivar o uso de bicicleta de um ponto a outro da cidade, como que só inauguram ínfimos oito, e em um mesmo bairro? Uma pessoa alugará a bicicleta para andar três quarteiroes? E o preço? R$350,00 o passe anual? só podem estar brincando... quem nas atuais circunstâncias econômicas desembolsará esta quantia para utilizar um transporte público?

Bom, abaixando um pouco a poeira da minha indignaçao, só posso torcer para que dê certo a idéia na cidade maravilhosa, torço para que façam as alteracoes necessárias a medida que o público vá utilizando, criticando e aperfeiçoando.

Em Barcelona o projeto do Bicing foi inaugurado na primavera de 2007, e já sao 100 os pontos de aluguel de bicicleta espalhados por toda a cidade. Só pode tornar-se usuário moradores da cidade, e a inscriçao é feita por internet, e a taxa anual é de 24,00 euros, sendo que você pode utilizar gratuitamente a bicicleta por um período de 30 minutos, e caso passe deste tempo paga-se 0,30 por fraçoes de 30 minutos. Se nao devolve em mais de duas horas, aí sim você é multado com 150,00 euros, já que a idéia é que seja um transporte alternativo, sempre perto de estacoes de metro, trem, zonas de estacionamento, como uma forma de locomocao fácil e rápida para se chegar a pontos específicos da cidade.

É claro que acontecem alguns problemas. O funcionamento é das 6h a meia-noite, de domingo a quinta-feira, na sexta vai até às 02h e sábado é ininterrupto, perfeito, a gente vai e volta das nights de bicicleta, sim, pedalando às 5h da manha, sem perigo algum, sem medo de ser assaltada, enfim, uma maravilha, mas isso já é uma outra história e tema pra outro post... Bom, voltando ao esquema, é claro que às vezes temos problemas, como de repente você chega em uma estacao e ela está lotada, entao ou você espera que chegue um novo usuário para retirar uma ou você dirige-se ao ponto mais próximo... e de vez em quando acontece o contrário, você chega na estacao e está vazia, sem nenhumazinha para alugar, entao o jeito, de novo, é esperar e torcer para alguém devolver uma logo...

Sobre atos de vandalismo, sim, acontecem, poucos, mas algumas bicings estao sem freio, as marchas nao funcionam muito bem, outras com o pneu furado, mas aí é só trocar por outra e pronto, além de que o serviço de manutençao passa diariamente à noite para revisar todas as biciletas, encher pneus e fazer reparos rápidos.

Sem comentários: